Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Receita exonera auditor por acesso a dados ligados a Gilmar Mendes
Publicado em 20/02/2026 11:15
Últimas Notícias

A Receita Federal do Brasil dispensou o auditor fiscal Ricardo Mansano de uma função de chefia após ele se tornar investigado por suspeita de acesso irregular a informações fiscais ligadas à ex-enteada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

 

A exoneração foi formalizada em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (19).

 

Até então, Mansano atuava como substituto eventual da chefia da equipe responsável pela gestão de crédito tributário e direito creditório na Delegacia da Receita em Presidente Prudente.

 

 

O auditor integra o grupo de quatro investigados em operação autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que determinou a apuração de supostos acessos indevidos a dados fiscais de integrantes da Corte e de seus familiares.

 

No curso das investigações, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Mansano teria declarado que a consulta ocorreu por engano, alegando ter confundido a identidade da pessoa cujos dados foram visualizados.

 

Ele foi alvo de mandado de busca e apreensão, afastado de suas atribuições na Receita e submetido ao monitoramento por tornozeleira eletrônica, conforme decisão judicial.

 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (19), a defesa do auditor refutou qualquer prática irregular. As advogadas Marianna Chiabrando e Camilla Chiabrando afirmaram que o servidor possui trajetória funcional sem registros de sanções e classificaram sua conduta como compatível com uma carreira “de reputação ilibada”.

 

As defensoras também informaram que ainda não tiveram acesso integral aos autos da investigação e, por isso, disseram não ser possível comentar detalhes do procedimento em andamento.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!