
Maduro e esposa serão apresentados à Justiça dos EUA em audiência hoje
O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje, por volta de 12h (horário de Brasília), para debater a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela e a captura de Nicolás Maduro.
O ditador socialista foi detido pelas forças armadas norte-americanas no último sábado (03), em ação autorizada pelo presidente Donald Trump.
Maduro e sua esposa serão julgados em NY sob acusações de: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração criminosa.
Hoje ocorre a 1ª audiência do autocrata, quando ele será formalmente apresentado à Justiça dos EUA.
Após a prisão de Maduro, Rússia, China e outros aliados da Venezuela acusaram os EUA de violar a lei internacional. Por outro lado, União Europeia (UE) e outros aliados dos EUA defenderam a operação contra o ditador socialista.
O Conselho de Segurança da ONU reúne 15 membros. Cinco permanentes (EUA, Rússia, França, Reino Unido e China) e 10 não-permanentes eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.
A Venezuela pediu formalmente a convocação da reunião de hoje para abordar a “agressão criminosa” dos EUA. Outros países, como o Irã e a Colômbia, apoiaram o pedido do regime ditatorial. O Brasil também participará da reunião extraordinária.