
Líderes dos 27 países do bloco se reuniram em caráter de emergência em Bruxelas
Os países da União Europeia estudam impor tarifas de € 93 bilhões (cerca de R$ 580 bilhões) aos EUA ou restringir o acesso de empresas americanas ao mercado do bloco, em resposta às declarações recentes de Donald Trump relacionadas à anexação da Groenlândia. A informação é do Financial Times.
Líderes da UE se reuniram ontem (18) em Bruxelas para discutir uma resposta conjunta às tensões diplomáticas e militares envolvendo a ilha dinamarquesa autônoma. Convocado em caráter de emergência, o encontro contou com representantes dos 27 países do bloco, sob a presidência rotativa exercida pelo Chipre.
O objetivo da reunião foi alinhar uma estratégia comum depois que o presidente dos EUA anunciou tarifas de 10%, com possibilidade de aumento para 25% a partir de junho, contra Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. A medida dos EUA foi motivada pelo envio de tropas desses países à Groenlândia.
De acordo com o Financial Times, as medidas tarifárias da UE contra os EUA já estavam preparadas desde o ano passado e haviam sido suspensas até 6 de fevereiro, mas voltaram a ser discutidas neste domingo, diante da escalada das tensões.
Nos últimos meses, Trump tem defendido a “conquista” da Groenlândia, alegando motivos de segurança nacional, o que aumentou a preocupação dos europeus.