
Segundo PF, encontro reforçou “cooperação e a integração” entre as instituições
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. O encontro ocorreu ontem (14), no mesmo dia em que a PF deflagrou a 2ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes do Banco Master.
A reunião entre eles durou cerca de uma hora: Galípolo chegou à sede da PF às 19h10 e deixou o local às 20h15.
Em publicação no X, a PF divulgou uma foto do encontro e afirmou que “as autoridades reafirmaram a importância da cooperação e da integração entre as instituições, fortalecendo o diálogo e a atuação conjunta em temas estratégicos de interesse do Estado brasileiro”.
A encontro entre Galípolo e Andrei aconteceu horas depois de o ministro do STF Dias Toffoli, que autorizou a nova fase da operação, determinar novas regras para a guarda das provas apreendidas pela Polícia Federal, direcionando o material à PGR, e fazer críticas à corporação por suposta “inércia” na deflagração da ação de ontem.
Toffoli afirmou, em despacho, que determinou o cumprimento de medidas cautelares contra grupo investigado no caso Master ainda no dia 12. No entanto, a operação só foi realizada pela PF nesta quarta (14).
Nos últimos dias, o BC também passou a ser alvo de pressão e questionamentos. O TCU decidiu abrir uma inspeção para apurar os procedimentos adotados pela autarquia na liquidação do Master.