
A Justiça do DF determinou aremoção de vídeo publicado no Instagram por Paulo Bilynskyj (PL-SP) no qual o deputado federal associa o PT e Lula (PT) ao narcotráfico na América Latina. Ação foi movida pela legenda de esquerda, que também pede indenização de R$ 30 mil.
De acordo com o PT, o parlamentar divulgou conteúdo “falso e ofensivo” em seu perfil oficial na rede social, ao imputar à legenda vínculos com organizações criminosas sem apresentar provas.
A publicação teve, segundo a ação petista, “ampla repercussão” e causou “dano à honra e à imagem institucional do partido”, especialmente por ter sido veiculada em um contexto de pré-campanha eleitoral.
O vídeo foi publicado no último domingo (04), após a captura do agora ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos EUA. Na gravação, Bilynskyj afirma que o narcotráfico financia partidos de esquerda na América Latina, incluindo o PT e o Lula.
Ao determinar a retirada do conteúdo, o juiz Carlos Eduardo Batista dos Santos, da 2ª Vara Cível de Brasília, afirmou que “a imputação de ilícitos penais, sem qualquer lastro probatório, ultrapassa o campo da crítica legítima e ingressa na esfera do ilícito civil”.