
Jornalista terá de pagar indenização e multa após atacar a filha do ex-presidente em publicação de 2022
A Justiça de São Paulo condenou, em 1ª instância, a jornalista Barbara Gancia por injúria contra Laura Bolsonaro, filha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação se refere a uma publicação feita em 2022 no X (ex-Twitter) na qual Gancia atacou a menor de idade ao comentar a expressão “pintou um clima”, usada pelo então presidente em encontro com adolescentes venezuelanas.
A ex-apresentadora do Saia Justa foi condenada ao pagamento de R$ 10 mil de indenização e multa correspondente a dez salários mínimos, substituindo a pena de três meses e 30 dias de prisão. O processo tramita em segredo de Justiça, e ainda cabe recurso.
A condenação foi confirmada publicamente por João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor de Bolsonaro. “Alertei à época e reafirmo agora: agressões como aquela à filha de D. Michelle e do presidente Jair Bolsonaro não ficarão impunes. Criança é sagrada, e não instrumento político”, afirmou.
A defesa de Gancia confirmou o resultado a Folha. Procurada, não respondeu até a publicação desta reportagem.
Na manhã de ontem (04), Laura e Michelle Bolsonaro visitaram Jair Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. A visita durou cerca de 30 minutos, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes.
