
Comissão aprova requerimento para ouvir empresário ligado a reclamações de consignado
A CPMI do INSS aprovou nesta quinta-feira (4), por votação simbólica e unânime, a convocação do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. O requerimento foi apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). O banco está entre os líderes de reclamações envolvendo crédito consignado.
A convocação ocorre no contexto das investigações sobre a chamada “farra no INSS”, onde as entidades envolvidas acumulavam milhares de ações por filiações fraudulentas, o que motivou inquérito da Polícia Federal e apurações da Controladoria-Geral da União. A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, levou à queda do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Vorcaro foi preso na Operação Compliance Zero, que investiga suposta fraude bilionária na negociação de carteiras de crédito do Banco Master. Ele foi solto após 12 dias, por decisão da Justiça de Brasília, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Na quarta-feira (3), o ministro Dias Toffoli levou o caso ao Supremo Tribunal Federal em razão do possível envolvimento de investigados com foro privilegiado.
