
Governo Trump declarou cartel ligado a Maduro como organização terrorista no começo desta semana
Donald Trump disse que ofensivas terrestres contra narcoterroristas na Venezuela devem começar “muito em breve”.“Alertamos eles a pararem de enviar veneno para o nosso país”, afirmou o presidente dos EUA durante conferência com militares.
De acordo com o republicano, o tráfico de drogas por mar está diminuindo. Agora, segundo ele, os EUA vão fazer o “mais fácil”, que é impedir o transporte de entorpecentes por terra. Trump não deu mais detalhes de como serão as operações, nem quando elas iniciarão.
A declaração feita ontem (27) ocorre em meio a tensões crescentes entre os dois países, que começaram após o republicano deflagrar uma guerra contra cartéis de drogas da América Latina.
Na última terça (25), em mais um recado direto a Nicolás Maduro, Trump indicou que “talvez converse” com o ditador socialista da Venezuela, mas alertou que as negociações podem seguir o caminho mais simples ou o mais complicado.
“Se pudermos salvar vidas, se pudermos fazer as coisas do jeito mais fácil, ótimo. E se tivermos que fazer do jeito mais difícil, tudo bem também”, afirmou o presidente americano, a bordo do avião presidencial Air Force One.
No início da semana, o governo Trump incluiu o Cartel de los Soles (Cartel dos Sóis), que seria liderado por Maduro, na lista de “organizações terroristas estrangeiras”.
