
Presidente elogia Corte após trânsito em julgado e início do cumprimento das penas
O presidente Lula elogiou, agora há pouco (26), a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) após o encerramento do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.
Um dia depois de o STF confirmar o trânsito em julgado e determinar o início do cumprimento das penas, Lula afirmou que o país deu uma “lição de democracia ao mundo”.
“Ontem esse País deu um passo importante, uma lição de democracia ao mundo. Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso, onde não tem uma acusação de oposição. É toda acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe nesse País”, declarou.
A declaração ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto, na sanção da lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Sem citar diretamente Jair Bolsonaro, o presidente voltou a tratar do tema ao final do discurso.
“Pela primeira vez em 500 anos na história desse País, você tem alguém preso por tentativa de golpe. Você tem um ex-presidente da República e quatro generais quatro estrelas presos. Então é uma demonstração de que democracia vale para todos. Democracia não é privilégio de ninguém. É um direito de 215 milhões brasileiros”, afirmou.
Lula encerrou dizendo que o país demonstrou a força do sistema institucional.
“Portanto, eu estou feliz. Não pela prisão de ninguém, estou feliz porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”, finalizou.
