
Em setembro, este site expôs o caminho perigoso usado por traders brasileiros para abastecer o mercado nacional de fertilizantes: a importação direta do Irã, cuja petroquímica (Pardis Petrochemical Company) consta da lista do Ofac (escritório responsável pela administração das sanções), como uma das estatais iranianas identificadas como fomentadoras do regime terrorista de Ali Khamenei.
Um dos navios citados na reportagem, o graneleiro Megeve, estava em escala na África do Sul, onde autoridades brasileiras acreditam ser um posto estratégico para troca de documentação de transporte, com o objetivo de ocultar a origem da carga. Após a denúncia, o navio adiou por quase dois meses sua chegada ao Brasil — o que deve ocorrer amanhã.
Nesse período, o importador também trocou o porto de descarga, de Paranaguá (PR) para Aratu (BA). A documentação de desembarque, segundo apurou este site, agora aponta como origem Omã e não mais o Irã. Envolvida no negócio, a empresa Golden North Ltda já estaria sob investigação das autoridades portuárias e da Receita.
Apesar do nome, a Golden North é uma empresa brasileira, registrada no Amapá, em nome de João Mariano do Nascimento e Joziane Araújo Nascimento, mais conhecida como Jozi Nascimento, ex-deputada federal alvo, em 2019, da Operação Sindicus, que investigou um esquema de sindicatos fantasmas.
reprodução
PORTEIRA ABERTA
A reportagem tentou sem sucesso contato com a ex-parlamentar, cuja empresa realiza sua primeira importação. De fato, apesar do risco, cada vez mais importadores brasileiros adotam o modus operandi. Há, neste momento, outras quatro embarcações com ureia do Irã aportando no Brasil — todas estão sendo monitoradas.
Navio SALT LAKE – está previsto atracar no Porto Púbico de Paranaguá em 23/11/25. A agência marítima e operador portuário são do empresário Valdécio Bombonatto (FTSPar), preso por corrupção na Operação à Deriva.
Navio LB ENERGY – está previsto atracar no Porto Púbico de Paranaguá em 03/12/25 e declarou origem Emirados Árabes Unidos. A agência marítima e operador portuário também são de Bombonatto.
Navio PERLITA – está previsto atracar no Porto Arredando do TESC em São Francisco do Sul. Tem como agência marítima a Seatrader, e destina a carga ao Armazém Logmodal/Fullport.
Da lista, os três primeiros têm como trader a Link Importadora, já citada em matérias anteriores no mesmo tipo de operação.
Além dos indícios de fraude documental, todos podem ser alcançados por sanções secundárias do Ofac, que prevê punição a qualquer agente estatal ou privado que se relacione com a estatal iraniana. As sanções também podem ser estendidas a bancos usados para as transações comerciais, aos compradores da carga no Brasil e ao próprio governo brasileiro.
