Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (12), 31 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de realizar o garimpo ilegal, venda de ouro e pedras preciosas em Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. A ação chamada Ita Yubá, realizou apreensões nos endereços dos envolvidos que teriam movimentado cerca de R$ 200 milhões nos últimos meses.
Segundo as investigações o grupo lavava o dinheiro recebido com o comércio ilegal realizando vendas do material clandestino para empresas que trabalham com joias e outros setores que usam os minérios como matéria-prima. Os suspeitos eram responsáveis pela compra, revenda e transporte dos produtos.
LEIA MAIS
Com renda de até R$ 2 mil por semana, garimpo ilegal cresce em Cristalina
Imagem da arma apreendida
Durante as buscas foram encontrados uma arma de fogo, munições, ouro e dinheiro em espécie (Divulgação PF)
Durante a operação, agentes federais apreenderam diversos documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que podem ajudar a esclarecer a dinâmica do esquema e o funcionamento da distribuição de tarefas do grupo. Um dos endereços da ação aconteceu em Goiânia.
As investigações continuam no intuito de identificar todos os envolvidos e coibir a extração ilegal de minérios, que prejudica o meio ambiente e a economia legal do país.
