
Jason Miller, principal conselheiro de Donald Trump durante a campanha presidencial norte-americana, reagiu de forma ácida à recente entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva à agência Reuters. Em tom irônico, Miller comparou o petista ao atual presidente dos EUA, Joe Biden — alvo frequente de críticas conservadoras — e disse que “seu cérebro é um purê de banana a esta altura”.
A provocação veio após Lula afirmar que “não vai se humilhar” telefonando para Trump para negociar o fim da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, imposta pelo governo republicano em julho. O presidente brasileiro disse que só fará contato caso tenha indícios de que o norte-americano está disposto a conversar, reforçando que, por ora, buscará debater o tema no âmbito do Brics. “No dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, declarou à Reuters.
Miller, que ganhou notoriedade por defender abertamente a aplicação de sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes, voltou a posicionar-se no cenário político brasileiro. Ele já havia atacado Moraes em outras ocasiões, inclusive publicando, no último dia 3, durante manifestações pelo impeachment do magistrado, uma montagem em que o ministro aparecia algemado.
