
Ex-ministro da Casa Civil na gestão Bolsonaro (PL) e presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) afirma que o Congresso Nacional não tem votos para o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A fala foi dada nesta quarta-feira (6), ao Metrópoles. Vale citar que o congressista não assinou a lista que pede o impedimento do magistrado.
“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. Porque é uma pauta impossível. Nós não temos 54 senadores para aprovar. E aqui fala uma pessoa que, durante meus 32 anos de mandato, se tornou uma pessoa muito pragmática. Não perco tempo com pautas que não vão ter sucesso”, declarou Ciro Nogueira.
Ciro lembrou, ainda, que, independente da quantidade de votos, cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), pautar o pedido. “Nós não temos no atual Senado 54 senadores [apoiando o impeachment]. E eu conheço o presidente Davi Alcolumbre. Você pode chegar com 80 assinaturas, que não abre. É um poder do presidente do Senado. Então, essa pauta, eu não vou perder tempo com ela”, argumentou. “Eu fui uma das pessoas responsáveis no impeachment da presidente Dilma, quando eu levei o Progressistas e os partidos de centro para […] vencer, quando nós tínhamos condição de vencer.”
A oposição tem tentado obstruir as pautas do Congresso para que Alcolumbre paute o impeachment e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ambos, contudo, não dão sinais de ceder.
