
Desde o início de 2025, é possível encontrar vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio da Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo oferece a opção de se candidatar a uma vaga sem precisar sair de casa. O sistema permite o cadastro em até seis áreas de interesse profissional para receber indicações de vagas compatíveis com seu perfil.
As oportunidades são filtradas por localização, formação e experiência do candidato. Quando surgem vagas adequadas, o aplicativo envia notificações aos usuários. Também é possível colocar filtros como a faixa salarial e o processo de candidatura é realizado diretamente pelo aplicativo.
Como usar a Carteira de Trabalho digital
Para acessar o serviço, é necessário baixar o aplicativo e fazer login com a conta gov.br. O usuário encontrará a seção de empregos no ícone de maleta na barra inferior da tela. É preciso ficar atento ao preencher os dados pessoais e os objetivos profissionais. É a partir disso que a plataforma vai mostrar as vagas compatíveis com cada perfil. Por isso, tem que manter o cadastro atualizado, principalmente o e-mail.
A integração das vagas de emprego à Carteira de Trabalho Digital faz parte de uma estratégia do governo federal para centralizar serviços trabalhistas. A medida elimina a necessidade de uso de aplicativos separados para consulta de oportunidades, mas mantém a exigência de cadastro prévio no sistema gov.br, que pode ser feito por meio de contas em bancos credenciados ou com certificado digital.
