
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso decida disputar a reeleição em 2026, entrará na corrida presidencial “para ganhar”. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown, publicada nesta quinta-feira (19).
Embora não tenha confirmado a candidatura, Lula condicionou a decisão à sua disposição física e política no momento da eleição. “Se estiver, no momento eleitoral, com a saúde que eu estou hoje, com a vontade que estou hoje e com a disposição que tenho, eu serei candidato para ganhar as eleições”, disse.
O presidente também comentou sobre a busca da oposição por um nome competitivo e citou quatro governadores ligados à direita e centro-direita: Tarcísio de Freitas (Republicanos, SP), Ronaldo Caiado (União Brasil, GO), Ratinho Júnior (PSD, PR) e Romeu Zema (Novo, MG).
Lula afirmou não temer um confronto com adversários que classificou como representantes da “extrema direita”. “Pode procurar o candidato que eles quiserem, se eu for candidato é para ganhar as eleições”, afirmou.
Em tom desafiador, o petista declarou: “Quem quiser ganhar de mim vai ter que andar mais do que eu na rua, vai ter que fazer mais discurso do que eu, vai ter que conversar mais com o povo. Duvido que alguém consiga, pelo menos dos que estão aí”.
O presidente também reforçou críticas ao governo anterior e disse que o Brasil precisa ser reconstruído. A fala ocorreu no mesmo podcast em que Lula comparou a situação do país pós-Bolsonaro à destruição na Faixa de Gaza.
