
A missão internacional do governador Ronaldo Caiado aos Estados Unidos buscou consolidar Goiás como protagonista em inovação tecnológica, sustentabilidade e equilíbrio fiscal. Em uma série de agendas em Nova York, o governador se reuniu com representantes de gigantes como Google e Amazon, participou de fóruns internacionais e defendeu maior autonomia para os estados brasileiros. A viagem começou com uma visita ao Google, onde Caiado apresentou o desejo de tornar Goiás referência em gestão pública baseada em inteligência artificial (IA). A empresa demonstrou interesse em parcerias para aplicação do Google Cloud e soluções educacionais.
Já a Amazon foi além: após conhecer a Política Estadual de Fomento à Inovação em IA — pioneira no Brasil —, a multinacional manifestou interesse em investir no estado, atraída pela segurança jurídica e uso de energia limpa. No 4º Encontro Empresarial da Datagro, Caiado destacou a capacidade produtiva do agro brasileiro e goiano, ressaltando que o Cerrado permite até três safras por ano.
Durante o LIDE Brazil Investment Forum, o governador defendeu um presidencialismo forte com controle orçamentário e mais autonomia aos estados, inspirado no modelo norte-americano.
No Summit Brazil–USA, promovido pelo Valor Econômico, Caiado reiterou o equilíbrio fiscal de Goiás, a liderança em segurança pública e o avanço em tecnologias limpas, como o biometano. “Além de ser o estado mais central do país e equidistante dos demais, Goiás é reconhecido no Brasil pela segurança e educação número um, além do maior grau de liquidez financeira, que nos deu capacidade de criar um fundo de estabilidade fiscal, mesmo sem ter os benefícios dos royalties do petróleo, como muitos estados litorâneos possuem”, explicou Caiado, que cobrou reformas estruturantes no Brasil e criticou a omissão federal no combate à violência.
