Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Espriella anuncia adesão da Colômbia ao Escudo das Américas
Publicado em 25/06/2026 11:39
Últimas Notícias

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou nesta terça-feira (23) que o país passará a integrar o chamado Escudo das Américas a partir do primeiro dia de seu mandato, marcado para 7 de agosto.

presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella

 

O anúncio foi feito por meio da rede social X, em resposta a uma mensagem de felicitação do secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, após a vitória de Espriella no segundo turno da eleição presidencial colombiana.

 

“A partir de 7 de agosto, a Colômbia fará parte do Escudo das Américas. A Colômbia não será mais governada por uma administração complacente com o narcoterrorismo; passaremos a combatê-lo como deve ser. Firme pela Pátria!”, escreveu o presidente eleito.

 

O Escudo das Américas é uma iniciativa de cooperação em segurança regional lançada pelos Estados Unidos, com foco no combate ao crime organizado e ao narcotráfico. A proposta reúne países aliados de Washington na região e tem sido tratada como um eixo de integração militar e policial.

 

Durante a campanha, Espriella já havia defendido uma linha mais dura na área de segurança pública, com o fortalecimento de ações contra grupos armados e organizações criminosas. O presidente eleito também sinalizou o fim de negociações com guerrilhas e a adoção de políticas inspiradas em modelos de endurecimento penal

Comentários
Comentário enviado com sucesso!