
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), se pronunciou novamente, nesta segunda-feira (22/6) durante agenda no Palácio do Buriti, sobre a morte de Vilmar Pereira da Silva, 49 anos, na Unidade de Pronta Atendimento (UPA) do Recanto das Emas no último sábado (20/6). Ela disse que o fato do homem ser frequentador e “pernoitar” no local não justifica a falta de atendimento prestada.

“Nós determinamos uma apuração rigorosa e imediata. Segundo relatos dos funcionários da UPA, o cidadão era uma pessoa em situação de rua, um frequentador assíduo, um senhor que estava lá, mas isso não justifica a falta de prestação de atendimento“, explicou Celina.
Segundo a governadora, a morte está sendo investigada também pela Polícia Civil do DF (PCDF) e por uma auditoria interna realizada pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF).
Também nesta segunda-feira, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante, prometeu adotar as medidas de necessárias para esclarecer a morte do homem que estava sentado em uma cadeira de rodas na recepção quando faleceu. “Não admitiremos e nem aceitaremos qualquer indício de omissão ou ausência de atendimento a qualquer cidadão que busque assistência em nossa rede de saúde“, afirmou Cavalcante pelo Instagram.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) disse estar “apurando as circunstâncias do óbito”. “A vítima, identificada como pessoa em situação de rua, não possuía ficha de atendimento aberta na unidade na data da ocorrência”, afirmou o instituto por meio de nota.
Segundo o instituto, profissionais da UPA realizaram avaliação imediata e constataram a ausência de sinais vitais. “Em seguida, foram acionadas a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para os procedimentos legais. O Iges-DF permanece à disposição das autoridades para os esclarecimentos necessários“, encerrou a nota.
Últimas horas
Novas imagens obtidas pelo Metrópoles mostram as últimas horas de Vilmar Pereira da Silva, 49 anos, dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas.
Vilmar Pereira da Silva, 49 anos, chegou à UPA do Recanto das Emas às 21h14
Imagens mostram o homem bebendo água
O vigilante posiciona Vilmar dentro da UPA
Vilmar foi ao banheiro às 23h07. Ele estava sem a pulseira de identificação para atendimento
Já na madrugada de sábado (20/6), o homem ingere algum líquido. Ao lado, três pessoas dormem nas cadeiras da sala de espera da UPA
Um minuto depois, de acordo com o horário registrado pelas câmeras de segurança, o vigilante fala com Vilmar
Silva chegou à UPA em uma cadeira de rodas, às 21h14 de sexta-feira (19/6). Ele bebeu água e foi posicionado, por um vigilante, em um canto da sala de espera da unidade de saúde.
De acordo com as imagens, aproximadamente duas horas depois, ele foi ao banheiro. Na ocasião, às 23h07, ele estava sem a pulseira de identificação para atendimento.
Já durante a madrugada, aproximadamente às 2h40, o homem permanecia na cadeira de rodas. Aparentemente, Silva toma um líquido não identificado, às 2h43. Um minuto depois, às 2h44, o segurança se aproxima e fala com ele. Às 3h, Silva se cobre com o cobertor. Ao lado, três pessoas estavam dormindo nas cadeiras da UPA.
Horas depois, no período da tarde, pacientes que aguardavam atendimento na UPA do Recanto das Emas identificaram a ausência de sinais vitais e chamaram a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) investiga as circunstâncias da morte de Silva.
