
Petista se reúne com líderes europeus no RJ para discutir acordo UE-Mercosul
Lula (PT) se reúne hoje (16), no Rio de Janeiro (RJ), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. O encontro acontece um dia antes da assinatura do acordo entre UE e Mercosul, marcada para acontecer em Assunção, no Paraguai.
Segundo o Planalto, “os presidentes discutirão temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria MERCOSUL-União Europeia, cuja assinatura está prevista para o dia seguinte”. O encontro será seguido de declaração à imprensa sobre os resultados da reunião.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse ontem (15), em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que a expectativa do governo é que o acordo comercial entre UE e Mercosul entre em vigor no 2º semestre deste ano.
O acordo, que levou cerca de 25 anos para ser finalizado, envolve 720 milhões de pessoas e cerca de US$ 22 trilhões em mercado. Para o Brasil, o tratado amplia o acesso a 451 milhões de consumidores e deve gerar impactos além do agronegócio, abrangendo também diferentes setores da indústria nacional.