
Medida começa a valer a partir de 21 de janeiro e será por tempo indeterminado
Os Estados Unidos (EUA) decidiram suspender, por tempo indeterminado, a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada nesta tarde (14) pela Fox News, e a medida passa a valer a partir de 21 de janeiro.
Segundo a emissora norte-americana, a suspensão permanecerá em vigor até que o Departamento de Estado dos EUA conclua a revisão de todos os “procedimentos de triagem e verificação” relacionados à concessão dos vistos.
Além do Brasil, a lista inclui países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
A decisão do governo norte-americano foi confirmada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que publicou nas redes sociais um link para a reportagem da Fox News.
De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que o governo norte-americano “usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”.
No comunicado encaminhado à Fox News, Piggott acrescenta que a suspensão tem como objetivo “impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”.