
Despacho também prevê investigação sobre atuação da Aneel
Lula (PT) determinou apuração de falhas recorrentes no fornecimento de energia elétrica pela Enel, multinacional italiana responsável pelo abastecimento da capital paulista e de 23 municípios da Grande São Paulo.
O despacho, publicado nesta manhã no Diário Oficial da União (DOU), também prevê a investigação de eventual responsabilidade da Aneel, após pedidos reiterados do Ministério de Minas e Energia para a abertura de processos administrativos.
No texto, o petista menciona “episódios relevantes de falha na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica” e ordena a atuação conjunta do Ministério de Minas e Energia, da AGU e da CGU junto à Aneel.
A decisão ocorre após governos federal, estadual e municipal anunciarem, em dezembro do ano passado, o início do processo de extinção do contrato com a Enel em SP.
Nos últimos 3 anos, a concessionária italiana tem sido alvo de críticas recorrentes por problemas no serviço. Em dezembro do ano passado, uma ventania histórica deixou mais de 2,2 mi de imóveis sem energia em SP.