
Petista afirmou que é “mais barato investir no clima do que em guerras”
O presidente Lula abriu oficialmente a COP30, nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), com críticas a líderes mundiais ausentes e aos altos gastos militares de países desenvolvidos.
Em discurso de improviso, Lula afirmou que “se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com o problema climático do que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”.
O presidente também declarou que a conferência é o “momento de impor uma nova derrota aos negacionistas” e chamou o encontro de “COP da verdade”.
Na parte lida do discurso, Lula criticou o “obscurantismo” e o ataque a instituições, universidades e à ciência. “Eles controlam algoritmos, semeiam o ódio e espalham o medo”, afirmou. O petista ainda citou catástrofes recentes, como o furacão Melissa, no Caribe, e os tornados que destruíram 90% de Rio Bonito do Iguaçu (PR).
Antes de Lula, discursaram o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, o secretário executivo da ONU para o Clima, Simon Stiell, e Mukhtar Babayev, presidente da COP29.
Durante o evento, Lula disse que realizar a conferência na Amazônia foi “uma tarefa árdua”, mas necessária para mostrar “compromisso com a verdade e coragem para enfrentar desafios”.
A COP30 reúne cerca de 50 mil participantes, entre líderes, diplomatas, empresários e ativistas de 194 países e da União Europeia. O encontro discute temas como transição energética, financiamento climático e proteção das florestas tropicais.
