
Hélio Ferreira Lima, integrante das Forças Especiais do Exército está preso em Manaus
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu autorização para que o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, integrante das Forças Especiais do Exército conhecidas como “kids pretos”, realize uma pós-graduação em personal training na modalidade à distância.
O militar cumpre prisão preventiva e faz parte do Núcleo Três da ação penal relacionada à tentativa de golpe investigada pela Corte.
Em decisão publicada nesta quarta-feira (5), Moraes destacou que não há impedimento para que o curso seja feito remotamente, considerando a compatibilidade com as condições de detenção do réu.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente ao pedido, com a recomendação de observância dos protocolos do estabelecimento penal.
O despacho também autoriza visitas presenciais e virtuais solicitadas pela defesa, desde que respeitadas as normas do 7º Batalhão de Polícia do Exército de Manaus, onde Ferreira Lima está detido.
O tenente-coronel responde por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento do Núcleo Três está previsto para ocorrer entre 11 e 19 de novembro.
