
Foram abertas, no final de semana, as inscrições para o 2º Congresso Científico Internacional “Autismo Sem Fronteiras”, promovido pela Associação Mães em Movimento pelo Autismo (MMA). O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de abril de 2026, em Goiânia, e deve reunir especialistas, famílias e profissionais de todo o país para debater avanços científicos e estratégias de inclusão relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com a idealizadora do projeto, Letícia Amaral, a nova edição será mais abrangente, com temas que envolvem o autismo e outras comorbidades associadas. “Nosso objetivo é unir ciência, inovação e empatia, promovendo conhecimento acessível e transformador”, afirma.
A curadoria do evento será conduzida por Hélio Van der Linden, neurofisiologista e neurologista infantil da USP, que promete uma programação com nomes de referência nacional e internacional.
LEIA TAMBÉM: Alunos autistas têm direito a acompanhantes especializados nas escolas; entenda
Objetivos
Segundo uma das idealizadoras do Congresso, Maira Tomo, o enfoque em 2026 será o de descobrir e fomentar estratégias de inclusão e acessibilidade para quebrar, ao máximo, as barreiras atitudinais e capacitistas que impedem a sociedade de despertar para um olhar responsivo para com o transtorno e a causa autista, e receptivo com as mais recentes pesquisas científicas sobre tratamentos e técnicas cientificamente comprovadas. “O objetivo é apontar para uma evolução clínica com maior qualidade de vida dos autistas e das suas famílias, a partir desse esforço contínuo de divulgação e educação científica, suscitado pelo congresso todos os anos”.
LEIA: Cientista brasileiro que vai ao espaço estudar “minicérebros” vem a Goiânia para palestra sobre autismo
A consultora de Marketing Ana Dantas, que também integra a equipe de organização, disse que esta edição será uma oportunidade única de somar ciência com consciência. “A ideia é inspirar novos padrões de inclusão e desenvolvimento, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor sobre as múltiplas faces e fases do TEA (entre outros)”, ressalta.
As inscrições podem ser feitas pelo site autismosemfronteiras.com.br ou pelo WhatsApp (62) 99308-5980.
