
A forte chuva que atingiu Goiânia na terça-feira (23/9) superou, em pouco mais de 1h30, a quantidade de precipitação prevista para todo o mês de setembro. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), algumas regiões da capital registraram até 78 mm de chuva, enquanto a expectativa para o mês inteiro era de 52,8 mm. O temporal veio acompanhado de granizo e ventos que chegaram a 35 km/h. Estragos como alagamentos, motoristas ilhados, ruas interditadas e queda de árvores foram registradas durante o temporal. Um adolescente também morreu após levar choque em um fio energizado.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) trabalha na retirada de água, terra e cascalho resultantes do transbordo da Marginal Botafogo. Máquinas pesadas e caminhões também foram mobilizados para retirar os entulhos da queda de um muro na região. Até as 19h, a Comurg havia registrado 23 ocorrências de árvores caídas, principalmente nas regiões Sul e Leste da cidade.
LEIA TAMBÉM: Identificada adolescente que morreu após levar choque durante chuva em Goiânia
Em nota, a Prefeitura de Goiânia disse que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana atua de forma emergencial na desobstrução de bocas de lobo e na limpeza de ruas e avenidas. Conforme o texto, em 2025, a Seinfra realizou a limpeza de 24.330 bocas de lobo, além de 79.444 metros de ramais, 401 poços de visita e 678 bueiros, retirando mais de 3,5 mil toneladas de entulhos.
Interdições no trânsito
Equipes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) interditaram trechos da Marginal Botafogo e vias afetadas:
Marginal Botafogo (Pedro Ludovico – Centro): desvio pela alça de acesso à Avenida Jamel Cecílio;
Marginal Botafogo (Centro – Pedro Ludovico): desvio pela alça lateral com acesso à Avenida Jamel Cecílio ou Avenida 136;
Alameda Botafogo / Ponte 243: tráfego desviado pela Rua 3, em direção ao Centro;
Rua 20: interdição total por queda de fiação elétrica;
Rua 12 com Rua 6 (Conjunto Castelo Branco): bloqueio por queda de árvore e fios;
Avenida Vera Cruz (Setor Guanabara): rompimento de adutora da Saneago causou alagamento e desvio do trânsito até a conclusão dos reparos. A orientação é que motoristas evitem transitar em áreas de risco de alagamento até a normalização das condições.
