Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
É #FAKE foto que mostra Tyler Robinson, acusado pela morte de Charlie Kirk, usando camiseta com rosto e nome de Lula
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 13/09/2025 08:33
Últimas Notícias

 

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra Tyler Robinson, preso por suspeita de matar o ativista americano Charlie Kirk, vestindo uma camiseta o nome e o rosto do presidente Lula (PT). É #FAKE.

 

 

Como é a publicação falsa?

Publicado nesta sexta-feira (12) no X, onde teve mais de 100 mil visualizações nas primeiras horas, o post tem a seguinte legenda: "O cara que matou Charlie Kirk em uma foto recente. Ninguém sabe de qual lado político ele era, porém ele sempre admirou a gestão política do Brasil".

A foto – que foi manipulada – mostra o Tyler Robinson em pé, diante de uma cama, usando um boné e vestindo uma camiseta com a imagem e o nome do presidente Lula (PT). Ela passou a circular no mesmo dia em que o jovem de 22 anos foi detido foi preso pela polícia.

Charlie Kirke, um influenciador republicano de 31 anos e aliado do presidente Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10 após ser baleado no pescoço enquanto falava em um evento na Universidade Utah Valley.

⚠️ Por que a publicação é falsa?

A imagem da camiseta não é autêntica. Trata-se de uma manipulação digital criada a partir de uma foto real extraída do perfil de Tyler Robinson no Facebook e reproduzida em veículos de imprensa americanos. Na versão verdadeira, a camiseta do jovem não nenhuma estampa (veja abaixo).

 

A versão com nome e rosto de Lula nesta sexta tem sinais típicos de adulteração:

 

A "estampa" não acompanha de forma natural as ondulações e dobras da camiseta.

A arte da estampa tem bordas muito nítidas e contraste mais forte que o restante da foto, o que é indicativo de sobreposição digital.

A forma como a luz incide na área da "estampa" é diferente do restante da camiseta.

Por fim, uma busca reversa no Google pela imagem manipulada não apontou nenhum resultado anterior a esta sexta. Ou seja, a versão com o rosto e o nome de Lula não estava na internet antes da divulgação da foto verdadeira.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!