
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou neste sábado, 30, uma nota criticando a decisão do governo dos Estados Unidos de enviar navios de guerra às costas da Venezuela. O movimento, determinado pelo presidente Donald Trump, mobilizou mais de 4 mil militares sob a justificativa de conter a ameaça de grupos ligados ao narcotráfico.
Na manifestação, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “ameaças e atos violentos” não contribuem para soluções pacíficas e diplomáticas. “A Secretaria de Relações Internacionais do PT acompanha com preocupação os recentes acontecimentos no Mar do Sul do Caribe, em especial as ameaças contra a Venezuela. Mais uma vez ratificamos nossa posição: ameaças e atos violentos desrespeitam a tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, diz o texto.
A escalada ocorre após Washington classificar o presidente venezuelano Nicolás Maduro como chefe do cartel de Los Soles, acusação feita sem apresentação de provas concretas, segundo Caracas. Paralelamente, a Venezuela mobilizou 15 mil militares para a região fronteiriça com a Colômbia, prometendo reforçar sua presença na área.
Os três navios norte-americanos enviados possuem mísseis guiados e outros equipamentos de combate. Um deles, o USS Minneapolis-Saint Paul (LCS 21), participou recentemente da apreensão de cocaína e maconha em águas do Caribe.
