
Entre os 166.761 estudantes de Goiás que tiveram a inscrição confirmada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, aqueles que conseguiram ficar isentos da taxa de inscrição por estar concluindo o ensino médio na rede pública ou por ter comprovado que vivem em situação de vulnerabilidade social só são minoria em um grupo de raça/cor: o dos alunos que se declaram brancos. A informação consta em um painel divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (30).
O grupo de estudantes brancos representa 37,97% do total que vai prestar o Enem em Goiás nesse ano. Eles são 63.332 candidatos, incluídos em um universo de 166.761 pessoas no Estado. No recorte formado apenas por brancos, 48% reivindicaram isenção por ser de baixa renda, por estudar em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada. Os demais pagaram a taxa.
A maior desproporção em favor dos isentos é entre os pretos: 72,4% contra 27,6% de pagantes. Entre os pardos, a diferença também é grande: 65,6% de isenções e 34,4% de candidatos que quitaram o valor da inscrição normalmente.
Enem em Goiás: isenções por faixa etária
No recorte por idade, o Ministério da Educação informou que o único grupo de candidatos de Goiás formado majoritariamente por pagantes é o de alunos com menos de 17 anos: 74,5% de um universo de 31.637 inscrições.
Entre os candidatos com 17 anos de idade, o isentos são 68,9%. E entre aqueles que têm 18 anos, eles representam 80,9%.
Quando acontece o Enem
Neste ano, a aplicação do Enem será nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país.
Apenas as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, realizarão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
