
A crise entre aliados da direita ganhou mais um capítulo nesta semana. Isso porque Eduardo Bolsonaro criticou Nikolas Ferreira e rompeu com o deputado, após um episódio que envolveu menção a uma influenciadora conhecida por ser crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A polêmica começou quando o influenciador bolsonarista Allan dos Santos, atualmente foragido da Justiça brasileira, publicou um post expondo a participação de Nikolas Ferreira em um debate ao vivo na rede social X (antigo Twitter). Durante o espaço, o mineiro fez menção positiva à usuária “Baianinha Intergaláctica”, que já se declarou ex-bolsonarista. A declaração repercutiu negativamente na base conservadora e chegou até Eduardo Bolsonaro, que reagiu com dureza: “É triste ver a que ponto o Nikolas chegou”.
LEIA TAMBÉM: Eduardo Bolsonaro garante que não volta ao Brasil e sonha em “colocar Moraes na cadeia”
Com isso, Eduardo Bolsonaro criticou Nikolas Ferreira e rompeu com o deputado, mesmo com ambos dividindo espaço no PL e sendo figuras de destaque do bolsonarismo. Segundo Eduardo, o colega mineiro tem se mostrado pouco engajado nas pautas que envolvem o ex-presidente, principalmente em articulações internacionais. Uma das cobranças recentes diz respeito ao silêncio de Nikolas sobre o tarifaço do governo Trump contra o Brasil, tema que Eduardo tem tratado diretamente com autoridades dos Estados Unidos.
Apesar do climão, Nikolas havia citado o próprio Eduardo durante o debate, classificando-o como um dos possíveis nomes do “primeiro pelotão” de candidatos à Presidência em 2026 com apoio de Bolsonaro, ao lado de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Ainda assim, a tentativa de afago não surtiu efeito.
Essa não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro critica Nikolas Ferreira e rompe com o deputado. Em episódios anteriores, o filho de Bolsonaro já havia cobrado mais empenho do mineiro, especialmente em ações que visam pressionar o Congresso Nacional a anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Eduardo também reclamou da falta de apoio de Nikolas em iniciativas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
LEIA TAMBÉM: Deputado Nikolas protocola pedido de impeachment contra Lula
O estopim mais recente reacendeu as tensões entre os dois, que apesar de serem os principais nomes do bolsonarismo jovem, agora demonstram ruptura pública e crescente afastamento. Ao que tudo indica, a relação política entre Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira está por um fio.
