
Representantes estudantis de todo o país lamentaram, nesta quinta-feira (17), a morte de cinco integrantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) em um acidente na BR-153, próximo a Porangatu (GO), na madrugada de quarta-feira (16). Eles estavam a caminho do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado em Goiânia.
A presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Eliza Siqueira, destacou a comoção provocada pela tragédia e o espírito dos universitários para o encontro com o presidente Lula no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Recebemos o presidente para continuar a luta daqueles que não estão mais aqui”, afirmou.
Erick Sant’Anna, da direção estadual da União da Juventude Socialista (UJS-RJ), contou que soube do acidente ainda de madrugada. “É um momento de muita tristeza. São pessoas que compartilham da mesma vivência e acreditam nas mesmas coisas. Foi dilacerante para quem estava na estrada e para as nossas famílias”, relatou.
Já Alejandro Guerrero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descreveu o sentimento como “vazio”. “Poderia ser a gente. São vários estudantes que saem de suas casas, deixam suas famílias, e um acidente muito grave nos pegou de surpresa. Estamos fazendo deste Congresso um espaço de homenagem”, declarou.
